Início > Cotidiano > Cinco Brincadeiras para Você e Seus Amigos

Cinco Brincadeiras para Você e Seus Amigos

quinta-feira, 20/mai/2010 Deixe um comentário Go to comments

O post de hoje contou com sugestões da minha caríssima dama, srta. Paula Nunes.

Com 24 anos na cara, este que vos escreve ainda acha estranho em se classificar como adulto. Não faz tanto tempo que eu brincava na escola, sem trabalhar ou pensar no futuro. A vida era repleta de descobertas e de pequenos momentos de diversão: você perguntava e brincava sem se preocupar muito com o que os outros pensariam disso.

Não que eu quisesse ser criança para sempre; tudo por que passei serviu como experiência para minha evolução – sim, colegas nerds, que nem num RPG. O ponto em questão é que evoluir significa agregar, e não esquecer. Aquela curiosidade e o lazer sem grande planos deviam permanecer no nosso dia-a-dia. Isso é o que muitos adultos acabam abandonando em meio à vida atarefada.

A lista a seguir contém sugestões de estilos de brincadeiras que muitos de vocês devem ter praticado nos tempos de moleque. São ótimas para viagens ou para qualquer situação em que não haja mais o que fazer – exemplo: você chama um grupinho para sua casa, sendo que nem todos curtem vídeo-game. Os itens 2, 3 e 4 são ótimos para viagens de carro – com os movimentos limitados, as únicas brincadeiras possíveis são as que envolvem a fala e a mente. Enfim, independentemente da idade, acho que todos poderão se divertir com os amigos à moda antiga.

1. Ação/Habilidade: as alternativas mais óbvias são as esportivas: futebol, embaixadinha, cinco cortes, paredão, ping-pong, etc. No caso de não haver bola e/ou pessoas qualificadas para jogar, existe uma brincadeira muito interessante chamada Pa-Pin-Pow. Forma-se uma roda de amigos (recomendado 5 ou mais) e um deles começa dizendo “Pá!”. Em seguida, a pessoa que está à sua esquerda diz “Pin!”. Por fim, o próximo à esquerda diz “Pow!” e aponta para alguém, que deverá dizer “Pá!”, iniciando o ciclo novamente. Só que quem diz “Pá” ou “Pin” pode “blefar” e apontar para alguém a fim de induzí-lo a dizer quando não é o seu momento. Alguns gostam de incluir uma prenda alcoólica para os que erram a sequência. Veja um vídeo de exemplo aqui.

2. Conhecimento: a prática mais comum é tentar lembrar de coisas (lugares, pessoas famosas, animais, etc) que comecem com uma determinada letra. Ou então uma música que contenha uma determinada palavra na letra – de vez em quando vem alguém com uma escolha bem complicada e esdrúxula.

3. Adivinhação com Sim/Não: ao invés de ir puxar pelo conhecimento, podemos tentar focar apenas no raciocínio. Um tipo interessante é contar uma história por alto e fazer com que os outros adivinhem o que aconteceu, através apenas de perguntas do tipo Sim/Não. Exemplo: Romeu e Julieta mortos no chão, água e cacos de vidro ao seu redor e uma janela aberta. Muitos perguntarão “Foi um acidente?”, “Morreram com os cortes dos cacos?”, “Morreram afogados?”, e quem sabe a resposta vai dizer “sim”, “não” e “não”. Em algum momento, alguém vai descobrir que Romeu e Julieta eram dois peixes que morreram quando o vento derrubou o aquário da mesa.

Outra variante é descobrir quem é a pessoa ou personagem que o outro está pensando, também ouvindo respostas do tipo Sim/Não (quem ainda não visitou o Akinator, vale a pena perder um tempinho testando ele).

4. Improviso: após assistir os Barbixas na internet, muitos começaram a reproduzir suas brincadeiras de improviso. Acho que os vídeos poderão explicar por si mesmos: Só Perguntas, Troca, Abecedário e Conto de Fadas.

5. Confidências/Ousadias: este estilo não é o dos meus favoritos, mas muita gente aprecia. São jogos em que as pessoas devem ser honestas e revelar ou praticar algo proposto. O mais conhecido é o “Verdade ou Consequência”, ou sua variante “Verdade, Consequência, Situação ou Nota”. Existe também o “Eu já / Eu Nunca”. O propósito de ambas é aproximar as pessoas. O problema é que alguns extrapolam os limites às vezes, indo para detalhes muito pessoais ou desafios sem noção.

Poderia ter incluído jogos de cartas e vídeo-games também, mas não teriam sido exemplos tão lúdicos. E vocês, têm mais alguma sugestão?

Ah, esta semana é a última da enquete sobre estilos musicais! Clique aqui para participar!

About these ads
CategoriasCotidiano
  1. Larissa
    quinta-feira, 20/mai/2010 às 9:53 AM

    Hey dude! Dps de umas semanas de ausencia, estou de volta!

    Gostei do post. É uma pena q vc não brinque de verdade e consequência! Assim vc fica misterioso!!! (hum, será q é de propósito então?)

    Brincar é bom, mas crescer é inevitável! Cada dia temos q lidar com mais responsabilidades! Mas cada fase da vida é ótima, é claro! E qdo a gnt pode, foge das responsabilidades e cede às brincadeiras do dia-a-dia!

    Afinal, a gnt trabalha muito mas tb tem q se divertir né? :-)

    Bjinhos dudezitcho!

    • Jan
      quinta-feira, 20/mai/2010 às 11:36 AM

      Bem-vinda de volta! Estava sentindo sua falta por aqui, mas sei que você andou ocupada com várias coisas.

      É sempre bom continuar surpreendendo as pessoas. Fora que detalhes pessoais nem sempre valem a pena ser contados. Se as pessoas maneirassem na ousadia, talvez eu até brincasse.

      O bom é que meus caros amigos ainda sabem se divertir. Que isso continue!

      Beijos!

  2. sexta-feira, 21/mai/2010 às 4:57 PM

    Por acaso o sem noção foi dirigido a mim?

    Eu lembrei do Zum, postei no meu blog e disponibilizei nesse link. http://docs.google.com/View?id=dgkhzzt8_272f56bsgdx

    • Jan
      sexta-feira, 21/mai/2010 às 5:05 PM

      Dessa vez, eu não me referi à você. :-P

      Copião!

  3. sábado, 21/mai/2011 às 2:20 PM

    quero uma brincadeira para mim brincar hoje 21/05/2011

  4. jonata rafael
    sábado, 14/jan/2012 às 1:45 AM

    ai uma brincadeira legal!! Pra tirar o stress se vc quizer brincar i rir principalmente assista esse video i aprenda a brincadeira do onibus! :)

    v=Sn0MToReRV4&context=C3244352ADOEgsToPDskIbPmTrsK66qgd_FuMHvMHF

  5. sexta-feira, 29/jun/2012 às 1:26 PM

    quero uma brincadeira que da para brincar so de duas pessoas por favo eu nessecito e para hoje as 1e29

  6. Mariana Vasconcelos
    terça-feira, 14/mai/2013 às 4:40 PM

    uma brinadeira desenhe um quadrado e faça 3 linhas de um lado e 3 linhas do outros dentro do quadrado coloque o numero que vc vai se casar , nas 3 linhas de um lado coloque 3 nomes de cidades e do outro 3 nome de menino que vc gosta . Em cima do quadrado coloque 1 2 3 para ve quantos filhos voce vai ter e em baixo do quadrado coloque P R M B QUE É POBRE RICO MILHONARIOU OU BILHONARIO..Depois va contando da até a idade qua a pessoa escolheu conte todos os filhos os pobre rico e milhonario e bilhonario as cidades e os meninos até ficar um de cada um dos nomes cidades filhos pobre rico ou milhonario ou bilhonarioa ai a brincadeira ta feita..DIVIRTASSE

    • Talita
      quarta-feira, 9/abr/2014 às 10:16 PM

      Eu brincava disso!!! haha Mas os numeros de filhos iam embaixo. rsrs

  1. terça-feira, 12/out/2010 às 1:22 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: