Início > Artes > Cinco Grandes Violonistas

Cinco Grandes Violonistas

quinta-feira, 8/jul/2010 Deixe um comentário Go to comments

Nada de luau, nada de barzinho: o post de hoje traz apenas tocadores de violão de verdade. O resto é brincadeira.

Eu particularmente prefiro o piano e a sanfona. No entanto, de todos os instrumentos hoje existentes, o violão se mostra o mais popular. Fácil de carregar (comparado a um piano) e versátil em melodia (comparado a uma gaita), ele se torna companheiro de muitos jovens que se aventuram a explorá-lo. Confesso que tenho vontade de aprender a tocar também, embora meus dedos tenham se atrapalhado mesmo nas lições mais simples.

Na maioria dos estilos musicais que conhecemos – pop, rock, MPB, samba, etc – o violão é usado para fazer os acordes, e as passadas de dedos seguem a percussão. Soa bem, mas há um potencial muito maior nessa caixa com cordas. Os grandes violonistas conseguem dedilhar notas e arranjos muito mais complexos, com rapidez extraordinária, possibilitando melodias muito mais ricas.

Convido os leitores a descobrirem um novo mundo musical nos artistas abaixo. O que eles têm de desconhecidos, têm de habilidosos.

1. Rodrigo y Gabriela – Hanuman: a dupla mexicana já marcou presença num post anterior, e eu tinha prometido que eles voltariam a aparecer no blog. A primeira posição foi merecidamente conquistada pelas maneiras de extrair melodias usando apenas dois violões: Gabriela costuma fazer o acompanhamento de fundo, esporrando o instrumento; Rodrigo fica com a melodia principal; os dois também usam batidas na madeira e fricções nas cordas para obter novos sons. O estilo varia entre flamenco (mais marcante no CD Rodrigo y Gabriela) e o rock (mais marcante no CD 11:11), com influência de diversos artistas.

O clip a seguir é playback, claro. Mas vocês podem conferir performances ao vivo aquiaqui.

Obs: o Genius do iTunes foi quem me recomendou a dupla.

2. Strunz & Farah – Chincha: ao contrário do item anterior, o destaque agora é a habilidade no violão em harmonia com outros instrumentos. A dupla é formada por um costa-riquenho e um iraniano, e o estilo cai para um flamenco com eventuais influências árabes. Eles são afinadíssimos, é uma viagem escutá-los.

Descobri essa dupla no LastFM enquanto ouvia diversos flamencos.

3. Andy Mckee – Drifting: se você achou o bizarro como Rodrigo y Gabriela tocaram, você não viu ainda este norte-americano. E o cara toca tranquilão, como se não fosse nem um pouco complicado. Se você apenas escutar a música, pode ter a impressão que são dois violões e mais alguma percussão. O vídeo abaixo foi sucesso no YouTube, com mais de 30 milhões de acessos.

Agradecimentos ao sr. Matheus pela recomendação.

4. Yamandu Costa – Taquito Militar: e, sim, temos um brasileiro na lista! Yamandu toca com muita habilidade seu MPB/samba, e já fez até parceria com Dominguinhos. Só que a música em questão parece ser originalmente argentina.

5. Al di Meola – Azzura: mais um dos EUA, com um estilo mais jazz. No show a seguir, ele alterna o som entre violão e guitarra, sabe Deus como, dando um efeito super bacana. Uma pena que o som esteja adiantado em relação à imagem.

Ao longo da minha pesquisa, fui encontrando outros artistas excelentes também. Infelizmente, o blog se propôs a apresentar apenas cinco itens – se bem que foram sete tocadores hoje, por causa das duas duplas. De qualquer modo, o espaço de comentários está sempre aberto a sugestões.

About these ads
CategoriasArtes Tags:,
  1. Larissa
    quinta-feira, 8/jul/2010 às 10:03 AM

    Não faz muito meu estilo musical…

  2. Jan
    quinta-feira, 8/jul/2010 às 11:54 AM

    É, nem sempre dá para agradar a todos. Quem sabe no próximo post musical…

  3. Clarissa
    quinta-feira, 8/jul/2010 às 7:23 PM

    Opa! Lembrei que hoje era quinta e, portanto, dia de passar por aqui para inaugurar minha presença no blog. E, veja só, já inaugurando with a bang – ou melhor, blaaang. [tchan nan. sensacional piadinha... torcendo pra alguém entender.]

    Concordo que piano é hors concours, mas temos que admitir que violão é um instrumento que integra. Qd alguém saca um violão e puxa aquele acorde inicial, é impossível não se juntar à rodinha! =)

    Super curti as referências – já conhecia três dos cinco, mas claramente vale investir mais no trabalho desses artistas. Passada a prova-do-mal, buscarei mais coisas deles!

    Como foi aberta margem para contribuições dos leitores, deixo aqui um brinde: http://www.youtube.com/watch?v=CcsSPzr7ays&playnext_from=TL&videos=bKAKwcS6l-0 . A música é espetacular por si só, mas essa versão tem um charme especial… Espero que goste.

    beijo
    =)

    • Jan
      sexta-feira, 9/jul/2010 às 12:12 PM

      Bem-vinda ao blog, srta Clariss! E, sim, a gente infelizmente entendeu a piada – bom começo :-P

      Que bom que você gostou! Eu imaginei que fosses curti, pois logo me lembrei dos flamencos que te enviei nos nossos intercâmbios musicais.

      Excelente contribuição sua, aliás! Nunca tinha visto um violão a quatro mãos!

      Beijos e volte sempre!

  4. sexta-feira, 9/jul/2010 às 12:27 PM

    Desses, só não conhecia o Farah e o Al di Meola =D

    • Jan
      sexta-feira, 9/jul/2010 às 3:12 PM

      Agora você conhece =)

      Mas de Rodrigo y Gabriela eu sei que você tem só uma música. Baixe os dois CDs citados para realmente conhecê-los.

  5. Wecsley
    sexta-feira, 10/fev/2012 às 5:21 PM

    Eu ainda acrescentaria a esta lista esse cara:http://www.youtube.com/watch?v=nY7GnAq6Znw (Jon Gomm, toca pacas).
    E tambem Sungha Jung.

  6. segunda-feira, 3/dez/2012 às 10:07 PM

    Cadê o raphael rabello?

  7. segunda-feira, 3/dez/2012 às 10:17 PM

    Pessoal, tem vários violonistas muito mais habilidosos que estes, Paco de Lucia é como se fosse o “Pelé do violão flamenco”, ele só foi nomeado como o maior violonista flamenco de todos os tempos, e ainda tem o grandioso Raphael Rabello, que é brasileiro, considerado pelo Paco como uns dos maiores violonistas que já vistes! O comentário completo O melhor violonista que eu já ouvi em anos. Ele ultrapassou as limitações técnicas do violão, e sua música vinha progressivamente de sua alma, diretamente para os corações de quem o admirava. [1]

    – Paco de Lucia

    Assistam, vale muito apena conhece esses gênios da música ! Abraços!

  8. James
    domingo, 28/abr/2013 às 10:09 PM

    Nossa… achei fraca esta lista aí.. o primeiro lugar na minha opinião não foi merecido, pelo menos com esta composiçãozinha aí.. Eles fazem uma percursãozinha?? E daí? Qualquer um dos melhores se treinar faz. Quero ver fazer algo extremamente musical e técnico. Algo mais apronfundado que só isso. Me pareceu que ficou em primeiro por ser o estilo de música mais comercial entre os apresentados.

    • Jan
      terça-feira, 15/out/2013 às 9:40 AM

      Na verdade, Rodrigo y Gabriela não tem nada de comercial, pois a combinação de rock acústico com flamenco é bem incomum. E pouquíssima gente ouviu falar.

      Talvez você ache este vídeo mais interessante:

      Em todo o caso, fique à vontade para fazer suas recomendações aqui. :)

  9. Tammy
    terça-feira, 13/mai/2014 às 4:12 PM

    Uma vez, procurando por vídeos do Paco de Lucia encontrei um vídeo de um tal de Estas Tonne tocando em Viena e fiquei impressionada com cara! Recentemente descobri que ele é russo mas roda o mundo tocando em pequenos festivais e doando suas músicas pela internet. Tem um vídeo dele que bombou na internet mês passado de uma de suas apresentações de rua. Um show! Vale a pena conhecer o talento do cara. Tem várias músicas no Youtube.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: